Conceitualmente, saturação é lotar, ou seja, não há como expandir. Do ponto de vista comercial tudo é saturável. Justifico a assertiva com um exemplo. Coca-cola, um produto de sucesso com mais de 100 anos de consumo, não consegue dobrar sua venda em um ano, nem em 3 anos. O mercado dela é gigantesco, crescente e sua medida de expansão tem que ser comparada com a taxa de crescimento mundial de habitantes. Coca-Cola saturou?
Não, claro que não. Mas sua taxa de crescimento não pode ser comparada com outras empresas mais novas, pois ela sumira na lista com milhares na sua frente. Se concordarmos que saturar está associado a não expansão, em tese teríamos a manutenção do consumo, mas na prática teríamos a degeneração do consumo quando se trata de MMN. Por quê? Porque a base do nosso canal de distribuição é formada (em geral) com a expectativa do ganho financeiro pela distribuição dos produtos.
Tomamos como exemplo a Coca-Cola, que é um exemplo de distribuição e que na prática expande/retrai principalmente pelas atividades em relação à concorrência (falo de cadeira, pois trabalhei 5 anos lá). A questão é: Será que o produto que está sendo oferecido tem (ou terá) a aceitação que uma Coca-Cola tem?
Penso que esse produto ainda não apareceu no mercado (infelizmente). Nesse caso, estamos falando de uma parcela significativamente menor do que a disponibilidade de pessoas para consumo/distribuição. Isso determina então o "tamanho do mercado", que obviamente não é de 6 bilhões de pessoas (população mundial estimada).
Vamos pensar num negócio: refrigerante e água na praia turística lotada no verão. Claro que há uma grande aceitação, não é? O volume dependerá de vários fatores, entre eles o preço, calor e poder econômico dos freqüentadores e da distribuição (conveniência determinada pela disponibilidade, bem geladinho, proximidade, etc.).
Ser dono do único estabelecimento que vende refrigerantes nessa praia é um bom negócio? Claro que sim. O empresário pode então recrutar ambulantes que distribuam os refrigerantes. Bom negócio também para estes que farão o trabalho. Mas em determinado ponto, se o empresário contratar muitos ambulantes, ele não conseguirá atrair mais ambulantes autônomos, pois estes não terão um volume que justifique o suor da atividade. Simplesmente porque saturaria.
Uma questão relativamente freqüente que me trazem é como gerar contatos quando a rede de contatos quentes está esgotada. O que vem a ser isso senão um tipo de saturação?
Um outro exemplo ocorre em cidades pequenas, quando há a presença de uma liderança competente que tenha expandido uma determinada rede de MMN.. Como ela ocorre? O líder propicia um bom treinamento e assegura a duplicação consistente do negócio.
Ele é um exemplo para todos e a maioria consegue algum resultado, sendo que alguns resultados são cobiçados por todos. Mas apesar de ser uma pequena parcela da cidade que se torna distribuidora e tendo a maioria que permanece em estado de “entusiasmo”, em determinado ponto os novos distribuidores sentirão progressivamente a dificuldade de recrutar pessoas dessa cidade.
Ele é um exemplo para todos e a maioria consegue algum resultado, sendo que alguns resultados são cobiçados por todos. Mas apesar de ser uma pequena parcela da cidade que se torna distribuidora e tendo a maioria que permanece em estado de “entusiasmo”, em determinado ponto os novos distribuidores sentirão progressivamente a dificuldade de recrutar pessoas dessa cidade.
Caso um trabalho de “cidades vizinhas” não seja posto em prática em tempo, é seguro que o atrito (desistência) ocorrerá pela dificuldade de recrutar. Quero dizer com isso que acredito na saturação, pois ela envolve uma longa lista de fatores. O crescimento mundial é até negativo em alguns pontos do planeta, razão pela qual as principais potências disputam os países de terceiro mundo em busca de mercados crescentes.
Afirmar se o MMN satura ou não é fácil responder. Sim, como qualquer negócio ele satura.
A questão é a que ponto ela se dá em determinado negócio. Essa medida é feita pela observação das próprias empresas. Enquanto ocorre a expansão, elas alardeiam seus resultados. Quando atinge a maturidade ou declínio, esses números são muito bem guardados.
Concluindo... o que faz com que o processo de degeneração no MMN acelere é a concorrência, onde novas empresas entram no mercado e começa a “dança das cadeiras”. MMN em si como atividade está longe da saturação, mas não se iludam que qualquer empresa esteja imune a ela.
Ricardo Guimarães é mentor profissional em MMN - (Fonte)
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