segunda-feira, 12 de abril de 2010

Marketing Pessoal Sustentável

Muito além da primeira boa impressão

Quantas pessoas você conheceu ao longo da vida? Milhares, provavelmente. A maioria teve um papel secundário, como colegas de colégio, faculdade, trabalho, curso de inglês, academia, clube etc. Alguns chegaram a conviver com você por mais tempo, ou com mais intensidade do que outros, porém muitos guardaram uma impressão de você.

Mesmo que não lembrem diretamente do seu rosto ou do seu nome, essas pessoas podem reconhecê-lo através de amigos e experiências em comum. Basta uma pequena faísca para ativar a memória, como fotos, histórias e curiosidades guardadas no subconsciente.

A questão é: quando se lembrarem de você, serão lembranças boas ou ruins? Qual a sua característica mais marcante, para cada pessoa? Essas respostas podem dizer muito sobre como você conduz suas relações e oferecer pistas para uma significativa mudança.

A PRIMEIRA IMPRESSÃO
Algumas pessoas têm a incrível capacidade de atrair os outros. Elas são espirituosas, animadas e comunicativas. Em qualquer lugar, conseguem se enturmar facilmente, porque sabem como causar uma excelente primeira impressão. São risonhas, confiantes e nós gostamos de ficar ao lado delas.

Costumo dizer que são “chaveiros” de mão cheia, porque abrem qualquer porta. Porém, o que parece uma dádiva pode ser perigoso.

Sabemos que a primeira impressão realmente fica, mas é por pouco tempo. Tem prazo de validade. Ela continua sendo fundamental, porque nos dá o direito de tentar uma segunda boa impressão, que levará à terceira, e assim por diante. É talvez a sua única oportunidade de estabelecer um canal de diálogo com a outra pessoa, porém precisa ser autêntica, para não criar uma falsa expectativa, que fatalmente levará ao prejuízo.

Resumindo, não basta ganhar de 7 x 0 na estréia e perder o campeonato.

Em qualquer relação, seja ela pessoal ou profissional, você precisa reforçar os laços de confiança dia após dia, para ter mais crédito. Caso contrário, será esquecido.

Além disso, estamos na era das redes e dos relacionamentos, em que a sua integridade é colocada a toda prova. Você precisa ser completo e coerente. Suas pequenas ações devem estar alinhadas com seu projeto de vida, porque a verdade sempre transparece.

Não há como esconder suas reais intenções. Você pode maquiar levemente, para suavizar os impactos, ganhar tempo e se preparar melhor. Porém, mais cedo ou mais tarde, terá que acertar as contas. Por isso, tome cuidado para não vender o que não pode entregar.

CONTATOS IMEDIATOS
Por melhor que seja a sua primeira impressão, ela é superficial. Se você foi sorridente e educado, pensarão que é “simpático”. Se falar duas ou três coisas interessantes, poderá sair com a imagem de “inteligente”. Se estiver bem vestido e exalar um bom perfume, será lembrado como “bem-sucedido”. Enfim, receberá um ou mais rótulos, em função do seu desempenho naqueles poucos segundos, minutos ou horas em que se relacionou.

Da mesma forma, se algo der errado por um imprevisto, cansaço ou qualquer coisa do gênero, receberá alguns rótulos negativos, que talvez não mereça. O fato é que você causa uma primeira impressão e tem que se virar com ela depois.

Existem cursos e técnicas divulgadas aos quatro ventos para ajudá-lo a garantir uma excepcional primeira impressão. Com elas, você vira um astro de TV irresistível. Você é capaz de vender qualquer coisa e a si mesmo com tamanha desenvoltura, que pode pensar que tem o mundo a seus pés. Superficialmente, você é perfeito!

Muitas pessoas “de sucesso” são resultado disso, porque as aparências realmente enganam. Elas forjam uma imagem impecável, são recomendadas e navegam rapidamente por essa teia infinita de contatos, se aproveitando das oportunidades que surgem no caminho.

Entretanto, é comum que essas pessoas tenham dificuldades de aprofundar relações, porque mantêm a atenção dispersa. Além disso, sabem que todo aquele “Marketing Pessoal” do primeiro encontro é insustentável a longo prazo. Não é autêntico.

LAÇOS DE CONFIANÇA
Se você quer construir relações profundas e duradouras, precisa ser capaz de entregar o que vende. As técnicas de comunicação interpessoal devem ser usadas com muito critério, para não afastá-lo demais da realidade, e não soarem como propaganda enganosa no futuro.

Você não precisa ser perfeito para agradar, desde que seja alguém de valor. Também não deve querer agradar a todos, da mesma forma, porque isso é impossível.

Relações profundas e duradouras exigem maior dedicação. Precisam ser reafirmadas ao longo do tempo, para terem qualidade. Não adianta ter pressa, nem ir com muita sede ao pote. São como um bom vinho, que necessita de repouso e maturação.

Esse caminho te obriga a investir menos na aparência e mais no próprio conteúdo, de modo que o auto-conhecimento é indispensável. O compromisso com a verdade é mais importante que o compromisso com a perfeição. Aliás, esse entendimento vale para os outros tanto quanto para você, pois somos todos humanamente imperfeitos.

Saber perdoar é tão necessário quanto saber reconhecer os próprios erros e pedir desculpas. Mas é preciso ter coragem para expor suas fraquezas.

QUEM VOCÊ É?
Após mais de uma década de Internet comercial, percebemos uma rápida aproximação de ambos os lados dessa moeda. Se por um lado, as facilidades da tecnologia nos permitem multiplicar os contatos e as formas de impressionar, por outro, elas nos colocam cara a cara com o passado, expondo os caminhos que já trilhamos.

Aquele “Marketing Pessoal” exageradamente perfumado e maquiado não se sustenta por muito tempo. Basta vasculhar um pouco mais para perceber quem vende gato por lebre.

Os amigos dos amigos estão se falando mais, e falando da gente em círculos expandidos de influência. Se você pisou na bola com um deles, poderá ter problemas em breve.

Você pode fugir disso por alguns anos e acreditar que é uma onda passageira, ou aprender com o novo tempo e se preparar melhor. São duas escolhas possíveis, com suas infinitas variações e conseqüências. Porém, se você acredita que as redes e os relacionamentos humanos farão parte do futuro, é bom começar logo a valorizar mais qualidade do que quantidade. Invista no auto- conhecimento e trate das feridas que ficaram pra trás, antes que o passado venha te cobrar indenização, com juros e correção monetária.

Fique atento às redes sociais que vem surgindo na Internet e procure exercitar seus relacionamentos por lá. É uma ótima maneira de resgatar amigos do passado e investir em novas conquistas, aprimorando o seu “networking” sustentável.

Uma dica pode ser o famoso “Orkut” (http://www.orkut.com). A comunidade criada por Orkut Buyukkokten, um turco ligado à Stanford University e que trabalha para Google, tornou-se um fenômeno na Internet mundial e especialmente no Brasil. Já são mais de 60.000.000 brasileiros conectados se relacionando por lá.

Você avalia os outros e é avaliado, segundo a qualidade dos seus contatos. Isso obviamente inibe quem tem culpa no cartório e garante um mínimo de convivência saudável entre os participantes. Em duas semanas, encontrei pelo menos cinqüenta pessoas, entre amigos de infância, colégio, faculdade, clube e trabalho. Navegando entre os contatos dos contatos, você rapidamente descobre relações inusitadas entre eles. Pessoas que você conheceu em ambientes completamente distintos, que se cruzaram por outros caminhos.

Você pode participar de grupos de interesse sobre assuntos diversos, como música, religião, esportes e negócios. Também pode criar seus próprios grupos, para reunir colegas de trabalho, faculdade e condomínio. Enfim, é uma prova de que os nossos círculos sociais estão se sobrepondo com uma velocidade cada vez maior, tornando transparente a nossa personalidade.

Se você não tem nada a temer, vale a pena experimentar!

Por Sergio Buaiz é autor do best-seller "Multiplicando Bem-Estar" e de outros dois livros! É conselheiro da Revista VENCER! Participou ativamente da criação do Comitê de Multinível da ABEVD - Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas! Há 15 anos atua como consultor e treinador das melhores equipes de Marketing Multinível do País! É citado como referência por grandes executivos, Diamantes e Presidentes! Tem centenas de artigos publicados no Brasil, Portugal, Argentina, Japão e Estados Unidos, incluindo a conceituada revista Direct Selling News, considerada a melhor do mundo em vendas diretas.

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