terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Diferença de Pensar Grande

O espírito empreendedor é o que move a economia adiante, produz inovações, gera emprego e renda para a sociedade. Ao tomar posse em janeiro e defender o apoio a empreendedores como forma de ajudar a economia a sair da crise, o Presidente norte-americano Barack Obama ressaltou que “foram  os tomadores de risco, aqueles que fazem as coisas acontecer, que conduziram o mundo a um novo patamar de prosperidade e liberdade”.

Assim como ele, milhares de pessoas em todo o mundo – e também no Brasil – concordam que  empreendedores possuem um papel central para o desenvolvimento. O ano de 2009, que iniciou com a marca de uma crise econômica internacional sem precedentes, chega ao seu final com perspectivas  animadoras, em grande parte graças ao otimismo e persistência de milhares de empreendedores em  todo o país.

E isto não pode ser considerado surpreendente: no auge da crise um levantamento realizado pelo  Instituto Endeavor, organização internacional que apóia o desenvolvimento do empreendedorismo de  alto impacto no Brasil e em outros 10 países já mostrava que os empreendedores apoiados pela  organização projetavam crescimento médio de 30% neste ano e uma parcela significativa enxergava  oportunidades durante a turbulência.

Um excelente exemplo desta visão otimista do copo “meio cheio” durante a crise foi dado pela  Arizona, que se consolidou em 2009 como o principal player no mercado de pré-mídia do país,  crescendo mais de 60% no ano, ganhando prêmios e concluindo a compra de um grande concorrente. 

O mesmo caminho foi feito pela Subway Link, maior produtora de TV corporativa do Brasil e que  aproveitou este ano para ampliar seus canais por meio da compra de uma empresa em um segmento  diferente do que já atendia.

Outro exemplo de empreendedora que avançou além da crise em 2009 é Francesca Romana Diana, dona da marca de semi-joias com seu nome, que alcançou sua meta de abertura de novas lojas no Rio de Janeiro e São Paulo. Além dela, Sidnei e Eliane Borges, sócios da BS Construtora em Sorriso,  Mato Grosso, não param de sonhar grande: depois de abrirem uma fábrica em Porto Velho e verem o faturamento triplicar este ano, evoluíram também nos planos de expansão para outros Estados do Norte do país.

Estes empreendedores, além de apoiados pelo Instituto Endeavor, tem outras características em  comum: a capacidade de sonhar grande, inovar em seus setores, aproveitar as oportunidades que  surgem e crescer aceleradamente, ao mesmo tempo em que contribuem com a geração de riqueza no  País. É o espírito empreendedor destes e de milhares de outros que será celebrado por milhões de  pessoas no Brasil e em mais 90 países durante a Semana Global do Empreendedorismo, que  acontecerá entre os próximos dias 16 e 22 de novembro.

Em sua segunda edição, a Semana Global (www.semanaglobal.org.br) é um movimento em rede  entre milhares de organizações e entidades da sociedade que realizam diversas atividades para exaltar exemplos de empreendedores, disseminar conhecimento e informações necessárias para a abertura e gestão de empresas e incentivar a melhora no ambiente empreendedor no país. Em 2008, 1,5 milhão  de pessoas participaram de atividades por todo o Brasil – este ano é esperado o envolvimento de 4  milhões de brasileiros, contribuindo para que a nossa mobilização seja novamente a maior entre todos  os países que aderiram à Semana Global.

Para incentivar os brasileiros a saírem de casa e colocar o espírito empreendedor em prática durante  a Semana, está no ar pela segunda vez a campanha do Bota Pra Fazer, onde empreendedores como  Luiza Helena Trajano, José Junior, Luiz Seabra e Michael Dell passam o bastão para a nova geração  de empreendedores de negócios e sociais do país. Estas novas gerações são as responsáveis diretas  por manter a roda do empreendedorismo girando no Brasil e no mundo. Vamos aproveitar as  oportunidades e botar pra fazer!

* Juliano Seabra é Diretor de Educação do Instituto Endeavor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!