segunda-feira, 5 de abril de 2010

Quatro Ingredientes Para a Abundância Financeira, Segundo Gustavo Cerbasi

A Expo Money, maior evento de educação financeira e investimento da América Latina, realizou sua primeira edição no interior de São Paulo, na maravilhosa cidade de Ribeirão Preto. Além do ótimo circuito de palestras, o evento também contou com a Clínica Financeira, um espaço já consagrado, onde todos os interessados têm a possibilidade de fazer um check-up de suas finanças e investimentos. A coordenação da Clínica ficou por conta do planejador financeiro Fabiano Calil.

O principal destaque do evento foi a presença de Gustavo Cerbasi, autor de nove livros, entre eles: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Investimentos Inteligentes e o seu último lançamento, Mais Tempo, Mais Dinheiro. Na palestra "“Dinheiro, os segredos de quem tem: como conquistar e manter a tão sonhada Independência Financeira"” foram abordados diversos aspectos sobre saúde financeira, dicas de investimento e conselhos financeiros para jovens e adultos.

Gustavo Cerbasi inicia falando sobre o aumento da expectativa de vida das pessoas de um modo geral e faz um link com os investimentos que devemos fazer pensando no futuro.

Um dos conselhos é a possibilidade de planejar a conquista de um capital suficiente para abrir um negócio próprio ao invés de simplesmente se aposentar, onde ele comenta que ter um negócio próprio talvez seja hoje a forma mais digna e honesta de aposentadoria no mundo moderno. Afinal de contas, quem quer ficar parado?

A abertura de um negócio próprio ainda é uma forma de manter a economia aquecida, utilizar seus conhecimentos de forma prática, se sentir útil e ainda colaborar para aumentar a empregabilidade no país. No entanto, ele faz uma ressalva com relação a ter amor pelo que você faz, entender o seu valor no mundo e continuar a conquistar seus objetivos mesmo após a aposentadoria. Como exemplo, ele cita Oscar Niemeyer que, apesar de não ter necessidade, continua trabalhando por paixão e por compreender o valor de sua contribuição para a sociedade.

Gustavo também nos adverte quanto à questão da importância do planejamento, para não haver maiores decepções e crises quando chegarmos à aposentadoria e nos depararmos com um cenário totalmente novo, desconhecido e perceber que não havíamos planejado da forma correta ou que os sonhos não concretizados são, na verdade, inviáveis.

Entre os passos para ter uma vida rica e conseguir o tão esperado sucesso financeiro, somos alertados a seguir uma lógica simples para acumulação de riquezas: gaste menos do que você ganha e investa bem - acima da média. Este conselho juntamente com a mentalidade de ganhar para sustentar a vida e não o mês atual, servem para que você já dê o primeiro grande passo rumo a sua independência financeira.

Gustavo Cerbasi desvenda o que existe em comum entre pessoas bem sucedidas financeiramente e nos apresenta quatro ingredientes para a abundância financeira. Confira o audio da entrevista exclusiva com Gustavo Cerbasi:

 

1. Bom uso do seu tempo
Ter consciência do seu tempo não é trabalhar o tempo todo. Analisar e saber gerenciar o seu tempo livre é fundamental para o sucesso financeiro. Se você é jovem, pode contar com o longo prazo, se você já é mais maduro, há necessidade de investimentos que tenham uma rentabilidade maior a curto prazo.

Um dos conselhos que foi deixado para os jovens é que eles evitem gastar muito tempo em investimentos, justamente porque seu capital na maioria das vezes ainda é pequeno e o retorno não será satisfatório. É interessante investir para obter um montante considerável e no futuro investir para obter um retorno melhor.

É importante também investir tempo aprendendo sobre o ramo de atividade que você está investindo, se você não gosta de um determinado ramo, provavelmente não é uma boa ideia colocar o seu dinheiro nele, já que você terá que passar tempo estudando e conhecendo cada vez mais o mercado onde você atua.

2. Juros Compostos
Trate seus investimentos como juros compostos. Utilize o seu investimento para investir em futuros investimentos. A idéia é tratar o investimento como parte de sua vida e não utilizá-lo para viver. Desta forma você tem um crescimento exponencial do seu capital investido.

3. Decisões Inteligentes
É a consequência da dedicação do seu tempo naquele ramo de investimento. Você precisa considerar a estratégia que existe para cada tipo de mercado, compreendê-la, estudá-la e fazer parte dela.

4. Dinheiro
Em primeiro lugar é necessário reconhecer que a renda é limitada. Comece mês sabendo o quanto você irá gastar em cada ítem. Fazendo isso, será possível controlar e limitar o seu padrão de gastos. Posteriormente, você deve separar uma determinada parte de sua renda para investimentos e deve ser ater ao número proposto ou a estratégia estipulada por você a todo o custo. Um dos conselhos para colaborar com o controle financeiro é simplificar grandes gastos. Por exemplo, deixar de comprar um carro do ano sendo que é possível, naquele momento, utilizar um carro usado devido a limitação em sua renda.

Depois que você conseguir organizar a sua renda e tiver uma disciplina de investimentos bem controlada é possível extravasar com a consciência limpa em situações onde, anteriormente, você estaria apagando o fogo e se preocupando em sair do vermelho. Finalizando a palestra, Gustavo nos ensina que não existe o melhor investimento. Na verdade o melhor investimento é aquele em que você se sente bem aprendendo mais a respeito. É importante experimentar vários mercados e entender qual o que te agrada mais, para que então, você possa fazer investimentos mais inteligentes.

A Expo Money Ribeirão Preto, de uma forma geral, foi um grande sucesso e muito bem organizado. Além disso, todos parecem ter sido envolvidos com o clima agradável do interior e a simpatia dos organizadores e expositores foi um dos pontos altos do evento.

Por Estêvão Soares - Consultor de Estratégias Web e enviado especial do Portal administradores.com.br para o ExpoManagement. Criador e coordenador do site www.admit.com.br.

Gustavo Cerbasi também é colunista do Portal Administradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!