terça-feira, 31 de agosto de 2010

Você Pode Ser um Campeão em Vendas!

Hoje, gostaria de escrever para você que não sabe que é um campeão de vendas. Normalmente, você admira seu colega que sempre vende muito, alcança constantemente suas metas e em quase todas as premiações tem de bater palmas para ele. Você sabia que também pode construir uma carreira de sucesso em vendas?

Perceba que a diferença está exatamente no fato de não acreditar que seja capaz de trabalhar sua autoestima e emoções de forma positiva a fim de conquistar as vendas de que precisa e sentir-se um vendedor campeão, pois, na prática, você é um campeão que precisa ser despertado. Existe um gigante adormecido dentro de você: seu potencial.

Vamos começar fazendo um exercício que ajudará você a trilhar os caminhos do sucesso profissional. Pegue uma folha de papel e escreva todos os talentos e potencialidades que Deus colocou em sua vida. Você abriga diversos talentos que lhe foram confiados e desenvolvidos ao longo do caminho. Pode começar pensando em coisas tangíveis, como: família, bens, amigos, etc. Em seguida, coloque tudo que faz parte de suas potencialidades, por exemplo: inteligência, estudos, conhecimentos, qualidades, enfim, os diversos dons que já estão presentes em sua pessoa, alguns bem desenvolvidos e outros a serem desenvolvidos.

Ao fazer esse exercício escrito, perceba como você é repleto de riquezas externas e internas e como existem forças que podem lhe conduzir à frente e levá-lo rumo às conquistas almejadas. Faça a reflexão da capacidade que tem e se pergunte: quanto realmente estou utilizando de meu potencial?

Logo, reflita sobre as realizações que deseja para sua vida e escreva o que você realmente quer para seus próximos anos. Para despertar o gigante de seu potencial, é preciso ter algo que lhe impulsione. Pense bem a respeito das coisas que quer comprar, conquistas que deseja para você e sua família, algum sonho em especial que tenha e situações que o realize como pessoa e profissional.

Quando o profissional consegue abrir seus olhos para a realidade do que é capaz de fazer e conquistar, começa a estabelecer dentro dele uma força repleta de energia que vai corresponder, na prática, a melhores resultados em suas vendas. A soma de potencial mais metas pessoais o fará entender que precisa e pode vender mais. Essa é a reflexão que despertará o campeão que habita em você.

Uma consideração para consolidar sua nova posição como campeão de vendas é saber lidar com o medo da rejeição. Saiba que ninguém se sente bem sendo rejeitado e recebendo um sonoro não, mas é preciso aprender a conviver com ele. O rei Pelé fez 1.282 gols em toda sua carreira – sendo um número recorde e espetacular. No entanto, para atingir essa meta, ele errou muito. Só atingiu o ápice de gols na profissão porque tentou várias vezes.

É interessante quando nos meus treinamentos faço um exercício com as equipes de venda e coloco a frase para ser completada: “Não vendi hoje...” e os vendedores respondem como se não fosse possível vender. O fato de ter a palavra “não” na frase bloqueia totalmente a mente deles quanto aos aspectos positivos da venda e não percebem que podem não vender um produto, mas podem vender outro do mix ou não vender hoje, porém agendar para amanhã e assim por diante.

Esta semana, em um trabalho de acompanhamento com um vendedor em visita a um cliente, a primeira frase que o consumidor disse foi: “Hoje não, muito obrigado”. Mas o profissional de vendas, agindo de forma campeã, continuou o atendimento, estabelecendo o relacionamento, fazendo a sondagem e a apresentação da venda e ao fim solicitando o fechamento e “bingo”, o cliente efetivou a compra.

Nem sempre os consumidores sabem que desejam ou necessitam de determinado produto, o que você precisa fazer é apresentar sua proposta de valor. Primeiramente, tire de seu pensamento o pré-conceito que determinado cliente não vai comprar, plante a possibilidade de ele ser um potencial comprador.

Por fim, para despertar o vendedor campeão que há em você, desenvolva seus relacionamentos e construa bons contatos. Visite mais o clube, grupo de amigos, apareça mais a lugares onde tem pessoas e as cumprimente chamando-as pelo nome, reforçando o seu e sua presença. Reforce sua marca! Ser sociável lhe ajudará a estabelecer contatos fortes e as pessoas comprarão mais e, o mais importante, irão indicá-lo a outras pessoas, pois a maiorias das vendas dos vendedores campeões são feitas por indicações.

No itinerário de sua profissão em vendas você descobrirá que é um autêntico campeão, conseguirá vender mais e superará suas metas, receberá aplausos e elogios porque avançou na carreira, conquistará os objetivos que estabeleceu no seu projeto de vida e que estão se realizando e descobrirá que novos projetos surgirão e bem mais audaciosos.

Vá em frente, pois existem pessoas acreditando em seu potencial e agora só falta você acreditar também.

Gregorio Ventura é administrador de empresas, com pós-graduação em gestão empresarial e MBA em Gestão Comercial; palestrante, consultor de empresas e coach em vendas.  E-mail: grevi@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!