domingo, 30 de agosto de 2009

Trabalhar Em Casa Pode Ser Mais Econômico e Eficiente

Muitos empresários decidem morar e trabalhar no mesmo lugar. Eles dividem o espaço físico e adaptam as atividades profissionais com a rotina do lar. Mas, adotam estratégias para que a vida doméstica não interfira no bom desempenho do negócio.

O casal Saulo e Elaine Fong mora no mesmo lugar onde trabalha. Em 2005, eles investiram R$ 60 mil para reformar a casa e montar lá uma escola de yoga e aikidô. A empresa ocupa dois terços da residência, que incluem a recepção, duas salas para atendimento individual e um salão para as aulas.

“É mais prático porque você tem a oportunidade de ter mais tempo e se relacionar, manter contato junto do trabalho. Dá para fazer várias coisas, morando e trabalhando no mesmo lugar”, explica a empresária.

As contas de telefone e luz são as mesmas da residência. Os empresários economizam tempo e é prático acordar e já estar no trabalho.

“Isso melhora muito na qualidade de vida porque a gente acaba não tendo essa perda ociosa com trânsito”, ensina Saulo.

Para o casal, a desvantagem é ter de ficar no mesmo espaço o dia inteiro. As aulas acontecem em vários horários ao longo do dia e até nos finais de semana.

Os empresários passam tanto tempo em casa trabalhando que eles mudaram algumas rotinas que poderiam fazer na casa. Eles fazem questão, por exemplo, de almoçar e jantar fora de casa todos os dias.

Saulo e Elaine sempre variam de restaurante ou lanchonete. O objetivo é mudar de ambiente e espairecer. E quanto mais sair de casa, melhor.

“É muito tempo fechado no mesmo ambiente e enjoa de ficar. Sempre quando pinta uma folga, até mesmo durante a semana, a gente costuma sair, fazer alguma atividade junto, para poder dar uma descontraída também”, diz Elaine.

O casal Fong também sabe que é preciso buscar atualização profissional para vencer a rotina.

“Apesar de a gente trabalhar com público, conhecer pessoas novas em cada curso, eu tenho o costume de participar de eventos, congressos, outros cursos de formação, tanto para desenvolver profissionalmente como para encontrar outras pessoas também”, afirma Saulo.

E quando estão em casa, os empresários fazem tudo para não misturar casa com trabalho. Eles separaram a residência da empresa com portas espelhadas.
E os alunos nem percebem que eles moram na casa.

“Para mim não teve diferença nenhuma, tanto que depois de um certo tempo que eu fui descobrir que eles moravam nesse ambiente também.São super profissionais, então não tem diferença”, defende a aluna Jessica Shiguti.

A publicitária Simone Drago largou o emprego em 2001 para montar uma empresa em casa. Ela faz projetos de comunicação e design gráfico para empresas.

“Eu comecei a trabalhar em casa, além do meu trabalho numa agência. Eu comecei a gostar muito por conta da minha paixão pelo que eu faço”, afirma.

Para a empresária, a economia e a praticidade são as grandes vantagens de trabalhar onde mora. Simone montou a empresa nos fundos da casa. Todos os dias, ela toma café e só precisa atravessar o quintal para chegar ao trabalho.

“Não me atrapalha trabalhar em casa, eu adoro ficar em casa assim como eu adoro trabalhar. E a disciplina me ajuda a dividir as coisas. Mas, é muito melhor você não pegar trânsito para ir trabalhar, porque isso já te tira um pouco do humor, para você chegar e começar o dia”, diz.

A empresária investiu R$ 11 mil no negócio. Comprou computador, impressora, e instalou internet com banda larga. A estrutura do imóvel é a mesma que já existia na residência. E as despesas fixas da casa não aumentaram.

“Se eu tivesse ido para outro lugar, eu estaria com dois custos porque eu ia querer ter internet na minha casa, um computador e isso tudo ia multiplicar os gastos. E hoje eu tenho uma estrutura aqui bem resumida, pra fazer o trabalho”, afirma.

Para o consultor Valdivo Begali, este tipo de negócio cai como uma luva para quem quer trabalhar em casa. Os projetos de comunicação podem ser feitos à distância. A empresária resolve quase tudo pela internet, e os clientes nem precisam vir aqui.

“Quando você trabalha em casa, o teu patrão é o cliente. Entender a necessidade dele, o anseio pela solução, entender o prazo e o motivo do prazo é muito importante”, ensina o consultor Valdivo Begali.

O consultor faz ainda um alerta para quem trabalha e mora no mesmo lugar.

“A principal desvantagem de trabalhar em casa é o profissional correr o risco de ficar ilhado e perder o contato com o que está acontecendo lá fora. Ao mesmo tempo, os clientes podem estar acompanhando o que esta acontecendo lá fora e ele ficar desatualizado”, explica.

Para o consultor, estabelecer horários é a melhor maneira de fazer o negócio andar sem comprometer a vida pessoal.
“Isso é comprar a paz. Porque a disciplina leva o profissional que trabalha em casa a cumprir as datas, cumprir as promessas e o profissional que trabalha em casa é que está cobrando as coisas do cliente.Ele compra a paz”, defende.

“Eu aprendi a trabalhar em grandes agências onde a disciplina era fundamental pra você trabalhar, onde tinha muito prazo para entregar o trabalho. Então, eu vim dessa escola da disciplina, de chegar cedo no trabalho, de não ter hora pra sair. Não é um terror se eu fico trabalhando um pouco mais, um pouco menos, isso é por conta do que faço”, defende Simone.

Fonte: site Pequenas Empresas Grandes Negócios

2 comentários:

  1. minha esposa tem uma loja virtual de jogos online e trabalha em casa, é extremamente produtivo e de baixo custo para o negócio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário espero quem mais pessoas postem no blog a respeito.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!