terça-feira, 30 de março de 2010

Ouvir, Habilidade Interpessoal

Experiência de Aprendizagem

A arte de ouvir é uma ferramenta que ajuda a interpretar as necessidades do outro. Hoje em dia, pelas montanhas de situações não resolvidas, mal resolvidas e a resolver, todos sentem a necessidade de falar e poucos percebem a importância de ouvir.

Ouvir é um ciência que ajuda a interagir com outro indivíduo para que as motivações de ambos, as relações de trabalho dos mesmos possa haver uma interação em toda a sua excelência para que sua aplicação no meio ambiente profissional ou similares seja efetivamente construtivo. Ouvir pemitir a cada individuo a lidar com os seus própios sentimentos, conhecê-los e aprimorá-los.

Conhecer as sua emoções seguramente afeta a sua motivação, permitindo-lhe que se acerque cada vez mais do foco almejado, e em  momento de adversidades, a velocidade de superação será maior. Para trabalhar em equipe o fundamental é saber ouvir, para saber falar e não se compremeter de forma negativa a uma moda gratuita.

Atualmente no  mundo coorporativo não é suficiente saber ouvir, mas pelo contigente de pessoas que desejam falar, esta ferramenta  se tornou de grande utilidade.

Saber ouvir exige a ciência da paz.

O que realmente deve ser exterminado do nosso intímo é o que inibe o nosso crescimento: o medo de enfrentar adversidades, sempre desejamos estar numa zona de segurança, porém os outros tem que  se arriscar para que possam descobrir o caminho das pedras e nós trilharmos por elas.

É muito fácil e cômodo, porém as equações que regem os caminhos das pedras jamais saberemos interpretar, neste momento, nem um bom matemático, engenheiro ou economista saberá interpretá-las.

A receita do sucesso profissional ou empresarial em seus ítens além de conhecer estatísca é fundamental arriscar e não ter medo de enfrentar adversidades. Ouvindo as adversidades alheias podemos descobrir as pedras ocultas que estão na nossa trilha.

Vale lembrar que este caminho não será trilhado por outrem, mas somente por nós e cabe a cada um descobrir como fazer para trilhar este caminho, e saber ouvir é o primeiro passo, que tal iniciar agora!

Por Johann Montenegro Engenheiro Mecânico, formado pela UNIFEI de São Bernardo (ABC Paulista), Consultor de Negócios & Treinamento, Palestrante, Professor de Matemática, Física, Química e Informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!