sexta-feira, 5 de março de 2010

Uma Breve Reflexão Sobre Liderança

Fala-se com freqüência do papel dos líderes, quer eles sejam comunitários, religiosos ou políticos. Observa-se que em todos os casos tratam-se de pessoas que fazem ou fizeram diferença dentro de suas comunidades, seus países e até do mundo.

Pode-se citar Martin Luther King que aos 19 anos de idade se tornou pastor Batista e se transformou no líder negro mais conhecido do mundo. Foi ele que lutou contra a segregação racial nos Estados Unidos e que escreveu um dos discursos mais lidos e também mais lindos do mundo, onde ele fala sobre liberdade e paz.

Pode-se também falar de Jesus Cristo, um homem que morreu aos 33 anos e nunca freqüentou nenhuma universidade, mais que mudou a história da humanidade, não há quem não conheça seus ensinamentos. Foi dele a mensagem citada em Mateus capítulos 5 e 6 onde ele prega sobre as Bem Aventuranças.

Pode-se se citar um líder brasileiro, Chico Mendes que foi criado na floresta Amazônica sem jamais ter freqüentado uma sala de aula, tendo que trabalhar aos 9 anos de idade, porém foi ele responsável pela mais eficaz militância ecológica já ocorrida no Brasil e se transformou no símbolo mundial da luta pela preservação da Amazônia.

O que estes líderes tinham em comum? Todos foram mártires, porque eles não se deixavam dominar pelo conformismo ou pela alienação, pois proclamavam a liberdade e principalmente tinham um sonho (de mudança e transformação) . Estes grandes homens fizeram a sua própria história e foram responsáveis pela mudança de comportamento de milhares e milhares de pessoas, eles tinham o poder de influenciar as pessoas, porém não as manipulavam.

Como estas criaturas puderam de alguma forma chegar neste estágio? Através do poder da comunicação, e é deste poder que vou escrever. Como estes homens conseguiram liderar multidões. Afinal o que é ser um líder? É ter o poder de comunicar às pessoas o potencial de cada uma delas, incentivando-as a descobrir seu próprio caminho e sua capacidade intrínseca, que por algum motivo pode estar adormecida.

É dar condições para que os liderados possam liberar suas capacidades criativas e produtivas. Ser líder é estar disposto a ouvir e principalmente ter uma comunicação ou linguagem respeitosa. Um bom líder é aquele que divide as responsabilidades e é flexível na medida certa, se adaptando rapidamente ao ocorrer situações adversas.

É aquele que faz parte integrante de uma equipe e que se envolve de corpo e alma em algum projeto. Ele deve ser visionário lutando pelos direitos de seus liderados. Ele ajuda o seu grupo crescer com seu entusiasmo e motivação e está sempre disposto a vibrar quando ocorrem vitórias.

Observa-se, que na maioria das vezes, estas pessoas (líderes) são criticadas e discutem-se a respeito do que elas devem fazer, e se esquecem de refletir sobre aquilo que elas devem ser. Neste caso o que se deve levar em consideração é o caráter, personalidade, honestidade e profissionalismo. O bom líder não se deslumbra com o poder porque ser líder não é um cargo nem posição social. Estas pessoas sabem esperar o tempo certo para propor mudanças, surpreendendo a todos pelos resultados obtidos, fazendo muito mais que o combinado.

Eclesiastes 3 diz o seguinte:

1-Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
2-Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3- Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4-Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5-Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6- Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7-Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8-Tempo de amar, e tempo de odiar, tempo de guerra, e tempo de paz.

Deixo para você leitor, uma reflexão sobre os homens citados anteriormente: Martin Luther King, Jesus Cristo e Chico Mendes. Trata-se de pessoas que souberam esperar o tempo certo para lutar pelos seus ideais e principalmente usaram seu poder de comunicação de uma forma consciente e audaciosa, e desta forma mudaram o curso da história, transformando idéias e quebrando paradigmas.

Vocês líderes de suas comunidades ou empresários, meu desejo é que tenham este espírito de luta e coragem para vencer as vivicitudes diárias e que jamais deixem de sonhar.

Por Gleice Aparecida Bastos Santarém Dalle Laste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!