quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Que Vem Antes: As Pessoas Ou O Lucro?

A conferência das 500 empresas que crescem mais rapidamente da revista americana Inc. teve em sua programação uma discussão muito atual. O tema escolhido foi “o que vem antes: pessoas ou lucro?” Em um lado da mesa, estava Paul Spiegelman, autor do livro “Why Is Everyone Smiling” (“Por que todos estão sorrindo”, sem tradução para o português), empresário conhecido por promover negócios com altas taxas de retenção de funcionários e espírito de camaradagem no ambiente de trabalho. Do outro lado, o consultor George Cloutier, especializado em recuperação de empresas e defensor do lucro como primeiro e único objetivo.

O consultor, autor de “Profits Aren’t Everything, The’re the Only Thing” (“Lucro não é tudo, mas é o que realmente importa”, editado no Brasil pela Campus), defende que o medo é o melhor motivador de funcionários e que o empresário deve demitir todos os seus parentes. O empresário americano Jay Goltz, colunista do site do New York Times, presenciou a mesa redonda entre Cloutier e Spiegelman. A discussão foi civilizada, e o defensor das pessoas acabou angariando mais simpatia da plateia do que o defensor dos resultados. Mas o embate foi acirrado.

Depois de assistir ao evento, Goltz concluiu que é preciso ler as obras dos dois debatedores, já que elas não são mutuamente excludentes. “Perguntar o que é mais importante – pessoas ou lucro – é como perguntar se hardware é mais importante do que software”, diz. Desenvolver uma equipe feliz é crucial para construir um grande negócio, e manter o foco no lucro é crucial para manter esse negócio.

A pergunta que eu quero lançar é: como se atinge o equilíbrio entre manter pessoas motivadas e ter ótimos resultados? Uma coisa necessariamente leva à outra? Ou o esforço pelo maior lucro pode minar as energias do funcionários?

[FONTE]

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