segunda-feira, 18 de julho de 2011

As Similaridades Entre Começar Um Negócio e Escalar Um Elenco Para Um Filme

A 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo realizada em outubro do ano passado, criando intermináveis filas nos principais cinemas da cidade. Em um post anterior, comentei a importância de festivais como esse para pequenas produtoras e diretores iniciantes. Hoje volto novamente para falar da mistura “cinema + empreendedorismo”, depois de encontrar uma tabela bastante divertida comparando o ato de abrir uma empresa ao de escalar um elenco para um longa-metragem, do blog do Grasshopper Group.
Vamos a algumas comparações:

Começando pelo roteiro: Se, no caso do cinema, você precisa ter um roteiro antes de começar a pensar em filmar, no caso de um novo empreendimento, é preciso um plano de negócios – que não deixa de ser um roteiro também, mas sem as reviravoltas e os pontos climáticos. Os dois servem para que você não tenha surpresas quando os holofotes finalmente forem ligados – ou quando você resolver abrir as portas.

Conheça suas necessidades de pessoal: No caso de produzir um filme, isso se refere à demanda por atores. Aqui é preciso saber que papéis existem e quem pode interpretá-los de forma eficaz, ou, na linguagem empreendedora, quais vagas serão necessárias e quem será capaz de cumprir cada uma de suas funções. Você não vai querer dar o papel principal de sua adaptação de Ms. Dalloway, de Virgínia Woolf, para alguém como Megan Fox. Prefira alguém como Nicole Kidman e deixe a primeira para um papel secundário – bastante secundário se você preferir. Ou seja, não contrate pessoas despreparadas para cargos importantes.

Uma ajudinha extra: Escolha bem seus gerentes ou os seus diretores de escalação. É sempre bom a participação dos dois cargos na hora de escolher quem vai estrelar o seu filme.

Faça testes: Ninguém contrata um profissional, seja ator ou funcionário, sem antes entrevistá-lo e até mesmo testá-lo (mas nada de teste do sofá, ok?). No caso da escolha de um elenco, você precisa ver cada um deles representando e lendo falas. No caso de montar uma equipe para sua empresa, uma entrevista com perguntas e respostas é feita. Mas o melhor mesmo é fazer um teste em que o candidato possa mostrar se possui habilidades e conhecimentos necessários para a vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!