quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Motivação – A Hora Da Verdade

Se alguém me perguntasse quais são os maiores desejos dos líderes, sem medo de errar eu responderia: motivar sua equipe e mantê-la motivada. Diariamente, recebemos dezenas de pedidos de leitores solicitando dicas, dinâmicas ou qualquer tipo de atividade para motivar as pessoas, acreditando que isso terá reflexo direto nos resultados.

Hoje, fala-se tanto em motivação que o tema acabou sendo banalizado, virou lugar-comum. Fórmulas mágicas existem aos montes, mas poucos se lembram de comprovar a eficiência delas. Na ânsia de ter na equipe colaboradores motivados, líderes acabam se rendendo a dicas fáceis e práticas que prometem injetar um gás de euforia, persistência e talento em qualquer profissional, como se isso fosse a coisa mais natural e possível do mundo corporativo.

Ledo engano! Motivação é um tema que precisa ser tratado com muita seriedade e cautela, pois se trata da grande força impulsionadora do comportamento humano, tanto pessoal quanto profissional. E a raiz de tudo está dentro de cada um, na satisfação de desejos e necessidades.

É por isso que estudiosos da área afirmam categoricamente que ninguém motiva ninguém, nem mesmo os mais preparados e dedicados líderes. O que você pode fazer é estimular a motivação que já existe dentro dos seus colaboradores. Para isso, no entanto, precisa conhecer cada integrante de sua equipe, pois as necessidades e os desejos das pessoas são diferentes. E é justamente nesse ponto que a maioria dos líderes falha, ao tentar “motivar” todos da mesma forma.

Pensando em tudo isso e levando em conta os muitos pedidos de matérias e artigos sobre motivação que recebemos de nossos leitores, resolvi fazer um especial trazendo à tona as mentiras e verdades do mundo corporativo sobre o tema.

Meu desejo é que você, Samuel, entenda realmente qual é a essência da motivação e saiba que, daqui por diante, quando desejar “motivar” sua equipe, na verdade precisará de ideias para estimular a motivação que já existe em cada um, descobrindo quais são seus maiores desejos e necessidades.

Na próxima semana, falaremos mais sobre o tema!

Um grande abraço,

Cleverson Uliana - Editor da revista Liderança - cleverson@lideraonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!