Este artigo foi enviado por um dos leitores do blog Negócios & Network e também meu amigo pessoal Marcello Rocha, trata-se sobre Marketing de Rede, o artigo foi escrito por Sérgio Buaiz, para extinta revista vencer.
Questionado até os anos 1990, o Marketing de Rede superou preconceitos e amadureceu no País. Aquela idéia de “enriquecimento rápido” que contagiava multidões já não existe mais. Em seu lugar, uma indústria séria e resultados comprovados.
Mas afinal, do que se trata?
Distribuição de produtos e serviços, através da formação de equipes de vendas, liderança e treinamento, pessoa-a-pessoa. Tão óbvio quanto 2 + 2 = 4, Marketing de Rede é o negócio próprio mais acessível que existe, com potencial ilimitado de ganhos. Qualquer pessoa pode começar, investindo entre R$ 100 e R$ 300 para adquirir produtos e materiais de apoio. Depois, basta freqüentar os treinamentos, praticar e se desenvolver como líder. Após alguns anos de trabalho consistente, é possível construir um mercado mais produtivo que qualquer loja ou franquia, porque não há limite geográfico. Sua rede de negócios se expande naturalmente para outros estados e países.
É dinheiro fácil?
De forma alguma. As facilidades do Marketing de Rede se limitam ao baixo investimento inicial, à ausência de patrão e à flexibilidade de horários. Porém, de nada adianta iniciar uma distribuição e não arregaçar as mangas. Responsabilidade, determinação, foco e atitude positiva são fundamentais. Como em qualquer outro negócio, profissionais ganham dinheiro enquanto amadores reclamam da sorte.
Envolve riscos?
Tudo na vida envolve algum tipo de risco, porém é muito mais arriscado permanecer fechado às mudanças. Quantas pessoas vivem agarradas a um emprego ruim, ganhando pouco e inseguras, só porque não querem correr o risco de fazer algo diferente? Enquanto isso, vencedores estão sempre procurando novas oportunidades para crescerem, diversificarem investimentos e terem mais qualidade de vida. A vantagem é que os riscos que se corre para fazer Marketing de Rede são mínimos. Bem menores que em qualquer outro negócio.
Exige sacrifícios?
Claro que sim. Ninguém constrói um futuro melhor assistindo TV. Para se ter sucesso com Marketing de Rede, padaria, escritório de contabilidade, artes cênicas ou qualquer coisa na vida, você tem que se mexer. Mesmo que seja incômodo ou doloroso, você vai errar e cair algumas vezes até fazer a coisa certa.
É venda?
Não existe negócio no mundo sem vendas. Entretanto, você não precisa ser o melhor vendedor do mundo para ter êxito, muito menos se tornar uma pessoa inconveniente, empurrando produtos goela abaixo dos outros. Há muitas formas de se vender. Por isso, ao invés de continuarem com preconceito em relação a “vendas”, os vencedores aprendem a negociar como gente grande. Ninguém precisa suar muito para vender, se usar a cabeça. E é justamente isso que o Marketing de Rede ensina.
Qual a melhor oportunidade?
É aquela que oferece algo concreto e duradouro. Uma boa empresa de Marketing de Rede deve ser transparente, confiável e ter produtos/serviços de qualidade comprovada. Você e sua equipe vão investir alguns anos de suas vidas construindo um mercado para essa empresa, em troca uma rentabilidade futura. Será que ela vai sobreviver à concorrência para entregar o que promete? A resposta está no mercado. Faça um estudo de viabilidade econômica. Seus produtos são realmente bons? Têm preços justos? Você consegue sentir orgulho dessa marca? Não basta que a empresa exista hoje. Algumas oportunidades são tão fantásticas e mirabolantes, que não sobrevivem sequer um ano.
Após 12 anos envolvido com Marketing de Rede, conheço muito bem os dois lados da moeda. Tenho amigos que enriqueceram, mas também já vi muita gente desiludida. A diferença? Sua determinação de vencer. Marketing de Rede é uma grande escola de empreendedorismo, em que se desenvolvem habilidades de vendas, administração e, principalmente, liderança. O segredo? Construir relações duradouras.
Por Sergio Buaiz é publicitário, presidente da Chance Network, editor do portal Marketing de Rede ( www.marketingderede.com.br ), membro atuante da ABEVD - Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (www.abevd.org.br ) e autor dos livros Marketing de Rede – A Fórmula da Liderança e Pai-líder (Chance Network)
Mas afinal, do que se trata?
Distribuição de produtos e serviços, através da formação de equipes de vendas, liderança e treinamento, pessoa-a-pessoa. Tão óbvio quanto 2 + 2 = 4, Marketing de Rede é o negócio próprio mais acessível que existe, com potencial ilimitado de ganhos. Qualquer pessoa pode começar, investindo entre R$ 100 e R$ 300 para adquirir produtos e materiais de apoio. Depois, basta freqüentar os treinamentos, praticar e se desenvolver como líder. Após alguns anos de trabalho consistente, é possível construir um mercado mais produtivo que qualquer loja ou franquia, porque não há limite geográfico. Sua rede de negócios se expande naturalmente para outros estados e países.
É dinheiro fácil?
De forma alguma. As facilidades do Marketing de Rede se limitam ao baixo investimento inicial, à ausência de patrão e à flexibilidade de horários. Porém, de nada adianta iniciar uma distribuição e não arregaçar as mangas. Responsabilidade, determinação, foco e atitude positiva são fundamentais. Como em qualquer outro negócio, profissionais ganham dinheiro enquanto amadores reclamam da sorte.
Envolve riscos?
Tudo na vida envolve algum tipo de risco, porém é muito mais arriscado permanecer fechado às mudanças. Quantas pessoas vivem agarradas a um emprego ruim, ganhando pouco e inseguras, só porque não querem correr o risco de fazer algo diferente? Enquanto isso, vencedores estão sempre procurando novas oportunidades para crescerem, diversificarem investimentos e terem mais qualidade de vida. A vantagem é que os riscos que se corre para fazer Marketing de Rede são mínimos. Bem menores que em qualquer outro negócio.
Exige sacrifícios?
Claro que sim. Ninguém constrói um futuro melhor assistindo TV. Para se ter sucesso com Marketing de Rede, padaria, escritório de contabilidade, artes cênicas ou qualquer coisa na vida, você tem que se mexer. Mesmo que seja incômodo ou doloroso, você vai errar e cair algumas vezes até fazer a coisa certa.
É venda?
Não existe negócio no mundo sem vendas. Entretanto, você não precisa ser o melhor vendedor do mundo para ter êxito, muito menos se tornar uma pessoa inconveniente, empurrando produtos goela abaixo dos outros. Há muitas formas de se vender. Por isso, ao invés de continuarem com preconceito em relação a “vendas”, os vencedores aprendem a negociar como gente grande. Ninguém precisa suar muito para vender, se usar a cabeça. E é justamente isso que o Marketing de Rede ensina.
Qual a melhor oportunidade?
É aquela que oferece algo concreto e duradouro. Uma boa empresa de Marketing de Rede deve ser transparente, confiável e ter produtos/serviços de qualidade comprovada. Você e sua equipe vão investir alguns anos de suas vidas construindo um mercado para essa empresa, em troca uma rentabilidade futura. Será que ela vai sobreviver à concorrência para entregar o que promete? A resposta está no mercado. Faça um estudo de viabilidade econômica. Seus produtos são realmente bons? Têm preços justos? Você consegue sentir orgulho dessa marca? Não basta que a empresa exista hoje. Algumas oportunidades são tão fantásticas e mirabolantes, que não sobrevivem sequer um ano.
Após 12 anos envolvido com Marketing de Rede, conheço muito bem os dois lados da moeda. Tenho amigos que enriqueceram, mas também já vi muita gente desiludida. A diferença? Sua determinação de vencer. Marketing de Rede é uma grande escola de empreendedorismo, em que se desenvolvem habilidades de vendas, administração e, principalmente, liderança. O segredo? Construir relações duradouras.
Por Sergio Buaiz é publicitário, presidente da Chance Network, editor do portal Marketing de Rede ( www.marketingderede.com.br ), membro atuante da ABEVD - Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (www.abevd.org.br ) e autor dos livros Marketing de Rede – A Fórmula da Liderança e Pai-líder (Chance Network)
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