terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Poder da Confiança

Fantástica abordagem sobre a confiança como elemento-chave das organizações em todos os níveis!

 Parece título de livro de auto-ajuda, mas não é. Trata-se de um notável livro de administração de Stephen M.R Covey (The Speed of Trust ) e cujo tema central é uma equação interessante:

Quanto maior o nível da confiança, maior agilidade organizacional e menor o custo envolvido.

Abordando o tema de maneira bastante objetiva, o livro é recheado de excelentes exemplos práticos, bem ao estilo Covey de leitura, em que é possível perceber a atuação da confiança como elemento-chave no sucesso das relações. Esse foi outro livro "devorado" por mim em dois dias (e olha que é grande) e como de hábito, ganhou lugar na minha mesa de cabeceira, para ser "degustado" no dia a dia. Covey acaba "colocando o ovo em pé" no que diz respeito à palavra "confiança".

Normalmente, a tendência é imediatamente pensar na auto-confiança, e imaginar que essa é a faceta abordada no livro. O título em inglês é mais adequado – The speed of trust se aplica melhor ao conteúdo totalmente voltado ao dia a dia das organizações, das relações de negócios em todos os níveis e finalmente do engajamento de todos, com base na confiança. Covey define as 5 ondulações da confiança e as traduz em: Auto-Confiança, Confiança nos Relacionamentos, Confiança Organizacional, Confiança no Mercado e Confiança Societária.

Quando há confiança tudo flui mais rápido e melhor, e com menor custo. Como anda a confiança ao seu redor?

"A técnica e a tecnologia são importantes, mas conquistar confiança é a questão chave desta década." Tom Peters

"Valores transcendentes, como a confiança e integridade, traduzem-se literalmente em receita, lucros e prosperidade". Patricia Aburdene, autora de Megatrends 2010

"A desconfiança dobra o custo de fazer negócios". Professor John Whitney – Columbia Business School - Leitura imprescindível para quem quer "abrir a cabeça" e adicionar novos ângulos à mesmice dos livros de administração. Recomendo!!

Celia Spangher é Headhunter e Diretora de Gestão do Talento da Maxim Consultores

Celia Spangher - Executiva de Gestão do Talento - Consultora da área de Desenvolvimento Humano com foco em Pessoas & Negócios. Sócia-Diretora da Maxim Consultores Associados  - www.maximconsultores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!