Há algum tempo, assisti a um workshop no qual o palestrante trouxe uma reflexão interessante e bem humorada sobre o desenvolvimento de pessoas: ele disse que quanto mais os líderes desenvolvem as pessoas, menos trabalham.
Era uma brincadeira, mas me fez refletir, pois tem um fundo de verdade. Acredito que quanto mais as lideranças investem no desenvolvimento de suas equipes, mais resultados terão em seus negócios e mais tempo terão para as suas funções.
Além do que motivarão as pessoas e criarão um ambiente agradável para se trabalhar.
Outro ponto que precisamos considerar é que o desenvolvimento vai muito além do treinamento, envolve também o feedback, o coaching, a delegação consciente, enfim, preparar as pessoas para novos desafios.
Pare para pensar: quanto tempo você tem investido no desenvolvimento de sua equipe? Você considera desenvolvimento um investimento ou perda de tempo? Pensa que tem “outras coisas importantes” para fazer e isso pode ser feito depois?
Caso você tenha respondido sim a pelo menos uma destas perguntas, reveja seus pontos de vista e você poderá ter boas conclusões.
Poucas vezes percebemos, mas desenvolver pessoas também nos desenvolve como líderes: cada vez que conversamos com uma pessoa sobre seus pontos fortes e a desenvolver, quando estamos delegando uma tarefa, quando fazemos um coaching, precisamos nos preparar e isso nos desenvolve técnica e emocionalmente.
Um mito de desenvolvimento é que sempre precisa ser um treinamento em sala de aula e que na maioria das vezes, envolve gastos financeiros. Não é verdade. É claro que treinar pessoas é muito importante, mas existe uma série de eventos gratuitos e palestras que podem ser aproveitados.
A leitura de livros, o compartilhamento da informação lida entre as pessoas, análises da aplicabilidade dos conteúdos no dia a dia, reuniões para discutir melhores práticas, feedback entre pares, etc , são formas de desenvolvimento. Basta começar.
Com certeza, o exercício dessas práticas pode trazer resultados bem positivos para os negócios de suas empresas. São rotinas simples que certamente resultarão em grandes benefícios para todos. Pense nisso!
Fonte: Papo de Empreendedor
Este post foi escrito por Suze Elaine Petiniunas, formada em Administração de Empresas, Gerente de Diretrizes de Cultura Organizacional do Banco Itaú e integrante da equipe de apoio ao Projeto Extreme Makeover Tecnológio e Financeiro 4, para o blog do Extreme Makeover
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.
Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.
Obrigado e faça parte da nossa News Letter!