sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A Arte de Ouvir


Ouvir é Estar Atento Aos Pequenos Detalhes
Sempre que me perguntam quais são os atributos diferenciados de um líder, procuro ressaltar dois: estar disponível e saber ouvir. A meu ver, são os essenciais. Manter-se se disponível exige disciplina, generosidade e, principalmente, sentir desejo de estar com as pessoas.
Quem se esconde atrás da agenda lotada não lidera. Ela serve de desculpa para não ter de apoiar, educar, elogiar e para não ter de ouvir!
A complexidade do mundo moderno exige que os problemas sejam abordados coletivamente. Praticar a arte de ouvir quer dizer estar atento aos detalhes de cada questão apresentada, às sutilezas de cada problema e ao que cada situação tem de única.


Essa prática exige concentração, disponibilidade, rapidez raciocínio e poder síntese. Olhe em sua volta. Quem é a pessoa com quem você gosta de conversar quando precisa de uma opinião?
Provavelmente, a resposta será um bom ouvinte. Aliás, é preciso aprender a ouvir ativamente. Porque também existem os ouvintes passivos, que olham para você como se estivessem prestando atenção, mas que estão com a cabeça em outro lugar.


Quem ouve ativamente participa da conversa, indaga, estimula, pede explicações mais detalhadas. Quem ouve atentamente torna digna e respeitosa a conversa.
E por que toda essa preocupação com esse importante atributo da liderança? Porque estamos nos tornando surdos. Diariamente, lemos e respondemos e-mails calados. Nos ligamos a mais pessoas nas redes sociais, lemos  o que elas escrevem e elas no leem.  


Mas não as ouvimos! Algumas tecnologias de comunicação oral estão crescendo e o exercício de ouvir começa a voltar lentamente, mesmo doendo nos ouvidos.
Procure exercitar sua audição. No lugar do e-mail, vá até a pessoa com quem deseja falar, que às vezes está na sala ao lado. Faça isso periodicamente e exercite sua capacidade de ouvir. Mostre interesse.


Essa combinação de disponibilidade associada ao ato de ouvir serve para tudo. Melhora as relações pessoais, afina o respeito e cria uma consciência de parceria, que é fundamental neste complexo mundo moderno. Você me ouviu?
Luiz Carlos Cabrera é professor da Eaesp- FGV, diretor da PMC Consultores e membro da Amrop Hever Group




Fonte: Revista Você S/A

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