domingo, 24 de maio de 2009

Foco

Conheço pessoas que passam o tempo todo correndo, entre um telefonema e outro redigem uma correspondência, respondem e-mails, atendem outro telefonema, despacham serviço bancário e ainda querem ser produtivas.

É comum confundir uma mesa cheia de papéis e uma pessoa no meio de vários telefonemas, não muito acessível, com uma pessoa produtiva.

A verdade não é essa, pois mesmo tendo a necessidade de sermos profissionais polivalentes nada indica que temos que ter multitarefas, realizando várias coisas ao mesmo tempo.

Além da organização e administração do que é importante e urgente, o foco é uma habilidade, que como qualquer outra habilidade, pode ser aprendida e melhorada.

Não adianta se dedicar a dois empreendimentos ou duas tarefas que exigem relativamente mais de você (de seu tempo, sua energia), e esperar desenvolver ambos muito bem.

Você pode até atingir um resultado satisfatório, porém o foco lhe permite ultrapassar o "trabalho bom" e atingir um nível extra de excelência.

Foco é o ponto de convergência, é o centro, é a forma como você dedica todos seus recursos na solução de um problema ou no desenvolvimento de determinado trabalho. Para ilustrar isso vou contar uma pequena história que aconteceu comigo há alguns anos atrás.

Certa vez fui convidado para uma reunião de negócios que aconteceria em um determinado hotel da cidade. Como trabalho na área da internet na hora subentendi do que se tratava.

Como estava livre no dia e horário resolvi participar para, no mínimo, aumentar minha rede de contatos e ciclo de relacionamento.

Após a tradicional apresentação, meu amigo que havia me convidado disse que estava trabalhando com essa empresa, estava fazendo vendas diretas e ganhando algum dinheiro.

Ofereceu-me também a oportunidade de trabalhar nisso com ele. Como não me interessei, acreditei que ele tinha desistido. Porém ele simplesmente me apresentou UM SEGUNDO NEGÓCIO, uma SEGUNDA OPORTUNIDADE que também seria excelente.

Oras além de ele perder automaticamente sua credibilidade, com toda certeza não é possível desempenhar bem seu papel em dois negócios semelhantes e concorrentes!

É aí que voltamos para a questão do foco!

Concentre seus esforços e desenvolva seu trabalho da melhor maneira possível, mas faça uma coisa de cada vez, e faça-as muito bem! Não se deixe levar pelo caráter de urgência.
Não é possível fazer várias coisas ao mesmo tempo!

Pelo menos fazer bem não é! Seu talento, capacidade, inteligência e criatividade convergindo-se em uma tarefa é sem dúvida a melhor maneira de se atingir produtividade!

Autor (Desconhecido)

Samuel Ribeiro
Consultor Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!