domingo, 22 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA

Mudar não é fácil, mas é simples. As coisas sempre mudarão. Não temos opções quanto a isso, mas podemos escolher como iremos reagir às mudanças. No fundo, o que a mudança nos leva é a gerenciarmos ela, ou do contrário ela irá nos gerenciar.

Decidir fazer as mudanças é a parte mais fácil para um líder. Não temos escolha quanto a isso e a única saída é sobre como reagiremos. Já ter as pessoas a bordo é que é muito mais difícil. Por quê? Muito simples, a mudança é um processo emocional. Somos criaturas com hábitos que geralmente resistem à mudança e promovem a rotina.

A longo prazo, a “mesmice” é o caminho mais rápido para a mediocridade, e organizações medíocres não sobreviverão. “Quando padrões são quebrados, novos mundos emergem”. E é esse o seu desafio … convencer o seu time que o novo mundo que você está tentando criar é melhor do que o que você está. É fácil? Claro que não. Isso requer planejamento, compromisso, paciência e coragem.

A verdade, é claro, é que a mudança pode ser um presente maravilhoso. De fato, é a chave que abre a porta do crescimento e excitamento da sua organização. E mais importante, sem ela sua concorrência irá ultrapassá-lo.

Como líder, grande parte do sucesso será sua habilidade de inspirar seu time a sair da zona de conforto, assegurando a eles que mesmo que seja um novo caminho, é o caminho certo pelos motivos corretos.

Traduzido e adaptado por Ricardo Guimarães do livro "Mudar é Bom, Você Primeiro" de M.Anderson.

Fonte: www.liberte-se.com.br / http://supere-se.blogspot.com

2 comentários:

  1. Estou nesse processo de mudança,pois me perguntei:Porque por vezes o estranho hábito de estarmos presos faz-nos estranhar a liberdade,o diferente…Pois é descobri q ficar só parado pensando não dá!O Hábito é a intersecção entre o conhecimento, a capacidade e a vontade. O conhecimento é o q e o porquê fazer. A capacidade é o como fazer. E a vontade é a motivação, o desejo de fazer. Para se tornar algo um hábito, se precisa reunir estes três elementos.Não?
    Proatividade significa muito mais do que tomar a iniciativa. Implica na responsabilidade que as pessoas tem sobre suas vidas. O comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas. Tem-se a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuí-se a iniciativa e responsabilidades suficientes para fazer com que as coisas aconteçam. Quanto mais pró-ativa a pessoa for mais eficaz será no exercício da sua liderança pessoal.É dificil mais não é impossivel fazer-mos certas mudanças em nosas vidas.Dependendo do caminho a ser seguido ela só nos tem oferecer...
    Um abraço Cilene

    ResponderExcluir
  2. Olá Samuel!

    Bacana seu blog. O que acha de fazermos uma parceria, assim te digo umas dicas de como gerar mais visitas a seu blog.

    Me add no MSN: brunocoelhommn@hotmail.com

    Forte Abraço,
    Bruno Coelho.

    ResponderExcluir

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!