sábado, 25 de julho de 2009

Empreendedorismo Se Aprende Na Escola

Programa Educar para o Futuro, do Sebrae em São Paulo, chega no município de Mariporã para disseminar a cultura empreendedora entre professores e agentes da educação

Do Sebrae em São Paulo

Mairiporã - Com o objetivo de divulgar e multiplicar a cultura empreendedora entre alunos desde o ensino fundamental até o universitário, o Sebrae São Paulo promove o Programa Educar para o Futuro na cidade de Mairiporã, na Grande São Paulo, no dia 4 de agosto.

Até novembro, o Programa, que já passou por Mogi das Cruzes, será lançado em São José dos Campos e Guaratinguetá, as chamadas cidades do Cone Leste Paulista.

“Trata-se de um pólo de grande desenvolvimento, inovação e concentração de instituições de ensino, o que fomenta o caminho para o empreendedorismo”, destaca Marcos Evandro Galini, analista do Sebrae/SP e um dos gestores do programa.

“Professores, secretários de educação e diretores de escola são o público-alvo do Educar. A partir da sensibilização e comprometimento desses agentes é que poderemos atingir os alunos e criar um ambiente favorável à cultura empreendedora e uma ação multiplicadora”, explica Ana Paula Martin Martins, também gestora do projeto.

Do Ensino Fundamental ao Superior

O tema do ciclo em Mairiporã é 'As diversas faces do empreendedorismo'. O evento começa com a palestra de Antonio Carlos Gomes da Costa, pedagogo, com passagens pela Unicef, OIT (Organização Internacional do Trabalho) e ONU, que apresentará conteúdo com o intuito de sensibilizar o público sobre a importância da educação empreendedora.

“Educar é criar espaços para que o educando possa empreender ele próprio a construção do seu ser, ou seja, a realização de suas potencialidades em termos pessoais e sociais”, comenta Costa.

Durante o ciclo, serão apresentados os programas do Sebrae/SP voltados ao tema. Um deles é o Jovem Empreendedor - Primeiros Passos, voltado às crianças de 6 a 14 anos. A partir de histórias, interação com a natureza e atividades manuais, dependendo da idade dos alunos, são estimuladas habilidades empreendedoras, como a iniciativa e a cooperação.

Já para o ensino médio, a metodologia propõe um programa de módulos sequenciais, que desenvolvem o comportamento empreendedor, bem como conteúdos sobre como montar um plano de negócio e desenvolvimento de habilidades gerenciais.

Para os universitários, a proposta é o Sebrae no Campus, que visa possibilitar aos estudantes a teoria e a prática do empreendedorismo, na vivência simulada da gestão de um negócio.

“De maneira geral, são atividades cujo objetivo é despertar nos estudantes atitudes empreendedoras para que possam se tornar realizadores”, diz Galini. “São atitudes como a liderança e o trabalho em equipe, valiosas para todos, e não só para aqueles que pretendem ter o próprio negócio”, destaca Ana Paula.

A expectativa em Mairiporã é a presença de 600 pessoas, entre professores, diretores de escola e autoridades do município. Ao final do evento, o público será convidado a interagir em um debate sobre o tema ‘As Diversas Faces do Empreendedorismo’, com a presença de autoridades da região e a diretoria do Sebrae/SP.

“Ensinar empreendedorismo, desde as primeiras séries do ensino fundamental, estimula as crianças a crescer com olhos voltados para oportunidades e capacidade de fomentar mudanças em seus contextos sociais. Elas ainda ser tornam adultos mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, comenta Cristiane Rebelato, gerente do Sebrae/SP.

FONTE: SEBRAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!