terça-feira, 31 de maio de 2011

Qualquer um pode ganhar muito dinheiro, afirma trader americano

Investir no mercado de ações pode dar muito dinheiro, e é uma atividade que qualquer pessoa pode aprender. Quem afirma isso é o norte-americano Michael Covel, investidor de tendências (prática conhecida como trend following) que fez sucesso no mercado financeiro e ficou famoso no mundo por defender que ninguém é um trader nato, e que, com formação, informação e dedicação, qualquer um pode se dar bem.

Agora, Covel – que também é escritor e dirigiu o documentário Broke (2009), sobre o comportamento das pessoas durante a última crise econômica – passa a integrar a equipe de colunistas do Portal Administradores. Na entrevista abaixo, ele fala sobre seu método de ensino voltado para quem quer aprender a investir no mercado de ações, mas também trata da experiência como documentarista, diz como se comportou durante a crise e fala sobre o Brasil. Confira.

Portal Administradores – Como é possível ter sucesso no mercado de ações?

Michael Covel - Eu costumo citar um trecho de um livro de Anthony Robbins, em que ele fala sobre como Steven Spielberg alcançou o sucesso. Spielberg sabia o que queria desde a primeira vez que conseguiu um contrato com a Universal. Mesmo depois de conseguir um espaço na produtora, ele continuou trabalhando na busca por um espaço junto aos grandes, sempre avaliando bem as situações, para agir sempre de forma certeira.

E essa flexibilidade na maneira de agir é o grande segredo para quem quer ter sucesso em qualquer coisa. Foi assim como Spielberg que eu consegui um espaço em Wall Street. E é assim que todo mundo pode conseguir. O que digo é que é importante estar sempre atento a tudo. Aqui, nós prestamos muita atenção nas histórias dos clientes, nos comentários, nas reclamações, em tudo. Com isso aprendemos a enxergar melhor aquilo que fazemos.

Administradores - Por que você acredita que trend following é a melhor estratégia de investimento?
Michael Covel - 30 anos de resultados são a prova. Trend following significa, na prática, antes de tudo, compreender a realidade do mercado, e é isso o que fazemos. O objetivo é sempre investir para obter grandes retornos. Se você quer ganhar muito dinheiro, o mercado de ações é onde você precisa estar.

Administradores - O método que você utiliza é universal, se aplicaria à realidade do Brasil, por exemplo?

Michael Covel - Trend following se aplica a todos os países e mercados. Brasil? Claro que sim.

Administradores - Você dirigiu o documentário Broke, lançado em 2009, sobre o comportamento das pessoas durante a crise econômica. Como foi a experiência? O que você pôde perceber?

Michael Covel - O mercado de ações mudou vidas de uma maneira não muito boa para as pessoas que investem em fundos mútuos comprando ações e segurando-as para vender a longo prazo. Warren Buffett? Desculpe, sua estratégia está morta, e se não houver socorro, sua empresa entrará em colapso. Dinastias financeiras como Lehman Brothers, Merrill Lynch e Bear Stearns saíram do mercado.

Basta! Viajei 75 mil milhas para ouvir respostas daqueles que fazem dinheiro. Fiz entrevistas face-a-face com gurus financeiros de ganhadores do Prêmio Nobel, jogadores profissionais de pôquer e alguns dos melhores investidores de tendências do planeta. E fiz a pergunta crucial: como chegamos até aqui e como podemos contornar essa situação para ganharmos dinheiro? Trend following é a resposta. Meu filme é sobre esperança. Nós não temos que nos comportar como ovelhas e não temos que ir à falência. Infelizmente, minha maior constatação no filme foi: as pessoas são ovelhas e estão falindo.

Administradores - E você, como lidou com a crise: arriscou fazer investimentos para o futuro ou preferiu ser mais cauteloso?

Michael Covel - Pessoalmente, eu segurei a barra melhor que a grande maioria das pessoas.

Administradores - Recentemente, nós realizamos uma enquete entre nossos internautas que dizia o seguinte: "Se você ganhasse 1 milhão de reais para investir em uma única opção, qual seria?" A preferência da maioria foi o mercado imobiliário. Ações e Fundos de Renda Variável ficaram entre as últimas opções. a) Você acha que há alguma semelhança entre o perfil dos nossos investidores e os americanos? b) O que você faria com esse dinheiro?

Michael Covel - Tem 1 milhão? Aprenda a seguir a tendência. Aprenda a "tradear". Não invista cegamente no mercado imobiliário e em fundos mútuos. Essas são maneiras muito fáceis de se ir à falência. Eu não sei se há similaridade entre brasileiros e americanos em todos os casos, mas pessoas são pessoas quando vêm ao mercado. Elas são todas iguais: irracionais.

Administradores - O Brasil tem despontado como uma economia importante no cenário internacional. Você acha que o mercado brasileiro é uma boa opção para quem quer investir?

Michael Covel - Em meu primeiro livro, eu distingo investimento de trading. Eu tenho certeza de que o Brasil é ótimo para "tradear". Bom para trend following. Para investimentos? O que isso significa? Comprar e vender mais à frente? Isso não é bom.

Administradores - Quais setores você enxerga como uma boa oportunidade para os investidores brasileiros?

Michael Covel - Todos os grandes mercados com liquidez que têm boa movimentação e podem ser "tradeados" livremente. Ações, moedas, títulos, commodities, tudo.

Administradores - Você tem planos de vir ao Brasil mais uma vez, agora que seu livro "Trend Following: How Great Traders Make Millions in Up or Down Markets" está sendo lançado aqui?

Michael Covel - Eu planejo visitar o país novamente. Amo o Brasil. As pessoas são legais. As mulheres são bonitas! Espero poder ir em breve.


FONTE: www.administradores.com.br

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo muito obrigado por seu comentário, mas seu link é uma propaganda, ainda que indireta, não acredito que essa seja a melhor maneira de informar as pessoas e como eu antecipo no aviso, nada de propagandas não solicitadas (SPAM).

    ResponderExcluir

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!