domingo, 10 de janeiro de 2010

Você É Um Líder De Verdade?





Livros que ensinam empreendedores a ser bons líderes lotam as prateleiras das livrarias e o tema, embora desperte grande interesse, envolve polêmica. Alguns escritores acreditam que é possível desenvolver características e liderar com eficiência.

Outros dizem que o líder de verdade já nasce predestinado porque a capacidade de comandar equipes faz parte da personalidade e esta dificilmente muda. David Javitch, articulista da revista americana Entrepreneur, afirma que independente do ponto de vista, líderes de sucesso têm em comum as seguintes habilidades:

Ser objetivo: Como direcionar o progresso do negócio? Com metas claras e pré-estabelecidas. Muitos empreendedores desperdiçam dinheiro, tempo, mão-de-obra e equipamentos por não ter objetivos a curto, médio e longo prazo.

Somar competências: É importante ser visto pelos seus conselheiros, investidores e funcionários como um expert na sua área de atuação e no comando do negócio. Se a equipe não o achar capaz de liderar e nem preparado para assumir a gestão, dificilmente você será admirado, respeitado e seguido.

Montar um time forte: Todo empreendedor, por mais capacitado que seja, tem pontos fracos. Por isso, é importante montar um time com pessoas credenciadas, de diversas áreas e capazes de inovar. Também é fundamental o gestor reconhecer que não sabe tudo. Ele deve estar aberto a novas ideias e jamais desconfiar da capacidade da equipe.

Comunicar bem: Especialistas em liderança são unânimes em afirmar que a comunicação eficiente é a alma de qualquer empresa. Se o chefe não se comunica bem com seus funcionários, ele não é capaz de coordenar. A conversa face a face ainda é o melhor meio de evitar ruídos na comunicação. Jamais trate temas sérios por e-mail ou telefone.

Ter bom relacionamento: Líderes de sucesso são, em geral, acessíveis, amáveis, extrovertidos, confiantes e agregadores. Eles se sentem confortáveis em suas posições. Sabem decidir e delegar tarefas. Essas características os ajudam a motivar pessoas a fazer um melhor trabalho e obter resultados satisfatórios.

Inspirar a equipe: Não raro, os funcionários precisam de alguém para se espelhar e ser uma fonte de inspiração. Este é mais um dos papéis do líder. Mesmo quando o trabalho vai bem, é fundamental manter as pessoas estimuladas. Apoie sempre a iniciativa e a criatividade.

Fonte: papodeempreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por ler, participar e interagir com o blog, mas por favor não inclua nome de empresas, nem ID ou qualquer menção a propaganda, pois seu comentário será excluso.

Esse blog trata-se de uma fonte de informação neutra e pretendo mantê-lo assim.

Obrigado e faça parte da nossa News Letter!